Como otimizar os efeitos benéficos dos colírios para tratamento do glaucoma?


O tratamento inicial do glaucoma pode ser feito através de laser ou de colírio. Existem vantagens e desvantagens de cada lado.


O importante aqui é ter noção de que há benefícios e alguns efeitos colaterais de cada lado.

Hoje irei falar sobre como otimizar os efeitos benéficos dos colírios e elucidar seus efeitos colaterais mais frequentes destes remédios mais usados pra tratar o glaucoma.


Vamos começar pelo Timolol


O Timolol é talvez a droga mais usada pra tratamento do glaucoma devido ao seu custo reduzido. Faz parte das drogas de primeira linha no tratamento do glaucoma. Reduz em média 30% da pressão intra-ocular.


Seus efeitos colaterais mais marcantes são alteração da frequência cardíaca e impotência sexual. Deve ser usado com cautela em pessoas possibilidade de crises de asma ou problemas cardíacos. No entanto, a maioria das pessoas que usam esta droga tem um bom resultado.


Latanoprosta, Bimatoprosta, Travoprosta e Tafluprosta


Reduzem em média 35% da pressão intra-ocular. Seus efeitos colaterais de curto prazo mais frequentes são o olho vermelho e escurecimento da pele entorno dos olhos. A longo prazo pode ocorrer a atrofia da gordura peri-orbitária, provocando a percepção de "olhos fundos" mas por outro lado trabalhos mais recentes mostram que os Xantelasmas podem melhorar com o uso destas drogas.


É importante frisar que a maioria dos pacientes tolera bem estas drogas, as quais são consideradas atualmente de primeira linha no tratamento do glaucoma e tem a vantagem de dose única diária.


Brimonidina


Esta é uma droga de segunda linha no tratamento do glaucoma; é derivada da Clonidina (Atensina), um potente hipotensor arterial; daí se deriva seu principal efeito colateral, além da sonolência. Devido ao seu efeito neuroprotetor pode ser utilizada no tratamento do glaucoma de pressão normal, ainda que não seja a droga que baixe mais a pressão do olho.


Dorzolamida, Brinzolanida


Drogas de segunda linha no tratamento do glaucoma. Quando o paciente simplesmente pinga o colírio e não toma outros cuidados necessários esses colírios podem provocar desconforto na barriga e também provocam sensação de ardor nos olhos.


Uma excessão neste artigo: Acetazolamida


Ela é usada por via oral, em comprimidos. Seus efeitos colaterais mais comuns são as cãibras e formigamento nas mãos que melhoram quando o paciente come bastante fruta rica em potássio, como a banana.


É importante frisar que estes efeitos colaterais dos colírios ocorrem numa minoria dos casos e mais quando o paciente não toma o devido cuidado ao pingar suas gotas nos olhos. Há uma forma correta de usar os colírios, descrita adiante.


Como aliada ao uso de colírios nós temos a técnica de laser SLT, ou seja, Trabeculoplastia Seletiva a Laser, a qual pode reduzir a necessidade de pingar gotas. Esta técnica é melhor empregada no tratamento do glaucoma de ângulo aberto no início da doença. Saliento que o laser também tem efeitos colaterais: o mais frequente é o aumento transitório da pressão do olho, nos dias que sucedem sua aplicação, o que dificulta seu uso em casos de glaucoma muito avançados. Saiba mais sobre os tratamentos a laser em www.laserparaglaucoma.com.


Além dos colírios para tratamento de glaucoma existem diversos outros de uso crônico, para tratamento de outras doenças e que devemos ter certos cuidados. O exemplo mais marcante é o dos colírios com corticóides, os quais podem elevar a pressão ocular e provocar glaucoma; mas isto é assunto para um próximo artigo. Se você pensar em usar um colírio é imperativa a avaliação com seu médico oftalmologista.


A forma mais eficaz de aumentar os efeitos benéficos dos colírios e reduzir seus efeitos colaterais é através do uso correto do colírio. Deve-se fazer o seguinte: após lavar as mãos o paciente pinga somente uma gota no fundo de saco formado pela pálpebra de baixo; após isto, fechar os olhos durante um mínimo de um minuto. O próximo colírio deve ser usado somente 10 minutos depois e tendo os mesmos cuidados que o anterior. Dessa forma os efeitos são maximizados nos olhos e os efeitos colaterais por absorção sistêmica das drogas é minimizado. É mais fácil ver em vídeo:



A visão é o sentido mais importante do ser humano.


Um grande abraço e até a próxima. 


Honassys R Rocha Silva


7 visualizações