Tratamento do Glaucoma | Diagnóstico de Glaucoma | Salvador
Responsável pelas informações: Dr. Honassys R Rocha Silva - https://www.researchgate.net/profile/Honassys_Silva
Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.
Sintomas
Glaucoma é uma doença assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego.
De modo geral, a doença aparece com mais frequência a partir dos 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer faixa de idade, dependendo da causa que provocou a pressão intraocular mais elevada.
Tratamentos
O glaucoma pode ser tratado com uma variedade de medicamentos, geralmente em forma de colírios, lasers e cirurgias. Os tratamentos a laser são os seguintes:
1) Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT);
2) Trabeculoplastia com Laser de Argônio (ALT);
3) Iridotomia;
4) Gonioplastia ou Iridoplastia.
Para a indicação da melhor medicação ou técnica é importante conversar com seu médico oftalmologista.